O pintor Ângelo de Sousa morreu  terça-feira




Ângelo César Cardoso de Sousa nasceu na então Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, a 2 de Fevereiro de 1938 e com 17 anos foi viver para o Porto, onde estudou pintura na Escola Superior de Belas-Artes, onde acabou por ficar como docente.
Ainda muito jovem, faz a primeira exposição pública em 1959, na Galeria Divulgação, na mesma cidade, ao lado do já consagrado Almada Negreiros. Seguem-se inúmeras exposições em galerias como a 111, a Cooperativa Árvore - da qual foi co-fundador -, a Buchholz, Alvarez e a Sociedade Nacional de Belas-Artes.

No final dos anos 1960 foi bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo British Council, onde frequentou a Slade School of Art e a Saint Martin's School of Fine Art. Nessa altura formou, com os colegas Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues, o grupo "Os Quatro Vintes", assim chamado por todos terem tido a classificação máxima na licenciatura.

Na pintura foi influenciado pelo movimento expressionista, a gravura oriental, as artes exóticas e primitivas, a pop art, artistas como Mondrian, Klee e Kandinsky.
A obra está representada em colecções particulares e nos principais museus de arte contemporânea do país, como a Fundação de Serralves, Museu Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.
Aposentou-se no ano 2000 da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, onde tinha sido, na disciplina de Pintura, um dos primeiros professores catedráticos.








Comentários

  1. Mais um formidável contributo, não conhecia de todo e ao ouvir falar nos 5 vintes no noticiário de ontem tb fiquei admirado, magnífica obra, obrigado Luis, Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla