As Fotografias de Vivian Maier, ama e fotógrafa nas horas vagas, e que durante a sua vida nunca foram divulgadas ou conhecidas publicamente surpreendem o mundo. As imagens que registou são comparáveis às consideradas mais importantes produzidas no séc. XX. , tendo o seu trabalho sido  descoberto por mero  acaso.

September 10th, 1955, New York City
auto retrato 1953





Foi um jovem na altura com 26 anos chamado John Maloof que comprou algumas fotografias no leilão de uma casa de penhores com a intenção de ilustrar uma pesquisa sobre a história de um parque e da sua vizinhança em Chicago, cidade onde mora nos Estados Unidos. Essas fotografias por sua sua vez chegaram à casa de penhores através de um individuo que vendeu algumas caixas da sua inquilina — aparentemente a própria fotógrafa— por falta de pagamento.
Maloof ao adquirir as primeiras fotografias em 2007, voltou à casa de leilões para adquirir as restantes , incluindo rolos de filmes que nunca foram revelados.Até então não sabia qual era o nome da fotógrafa e supunha apenas que ela era francesa. Num dos últimos lotes de fotografias adquiridas, John Maloof — que aparentemente tem sido o principal curador da obra da fotógrafa — descobriu a sua identidade até então anônima: Vivian Maier. Ao pesquisar na internet  encontrou o respectivo obituário com data de falecimento de apenas alguns dias antes.
Ao que tudo indica Vivian Maier nasceu em Nova York, em 1926 tendo falecido em Abril de 2009 com 83 anos . Passou um período da sua vida em  França e, depois da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para Chicago e empregou-se como ama .
Era extremamente reservada, quase reclusa, solitária – sem filhos, família ou amor (pelo menos do que se pôde apurar até agora). Como ama a fotógrafa trabalhou 17 anos para uma única família de Chicago. Algumas pessoas que ela cuidou enquanto crianças, descreveram-na como uma espécie de Mary Poppins, levando-as a aventuras divertidas e mostrando-lhes coisas incomuns.
Curiosamente, a ama fotógrafa passou quase um ano a viajar . Os destinos escolhidos foram regiões remotas e pouco usuais tendo como única companhia a sua câmera Rolleiflex. Um mistério anda á volta dessas viagens: como é que uma ama poderia gastar tanto dinheiro a viajar durante um ano ?


1954, New York, NY

1954, New York, NY



January, 1953, New York, NY

January, 1953, New York, NY



Undated, New York, NY

Undated, New York, NY      



September 30, 1956, New York, NY

September 30, 1956, New York, NY      




June 23, 1954, Staten Island, NY

June 23, 1954, Staten Island, NY      



March 18, 1955, New York, NY

March 18, 1955, New York, NY      


Undated, New York, NY

Undated, New York, NY      


1955, New York, NY
1955, New York, NY      


Undated, New York, NY

Undated, New York, NY      

Untitled, July, 1953

Untitled, July, 1953      

1954, New York, NY

1954, New York, NY      


Untitled, Chicago, IL
Untitled, Chicago, IL      

August 22, 1956
August 22, 1956      

Undated, Canada
Undated, Canada      

1959, Egypt
1959, Egypt      

Undated, Canada
Undated, Canada      

Untitled, Undated
Untitled, Undated


Untitled, Undated
Untitled, Undated

Untitled, Undated
Untitled, Undated

Untitled, Undated
Untitled, Undated

Emmett Kelly as the clown figure
Emmett Kelly as the clown figure "Weary Willie", Undated      

Untitled, Undated
Untitled, Undated

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla