DALI - Exposição



 Até 2 de Setembro de 2013 no Museu Reina Sofia em Madrid . São mais de 200 obras entre pinturas, desenhos e esculturas  procedentes de coleções de todo o mundo distribuídas por onze núcleos expositivos com um fio cronológico .
Uma exposição para  fazer repensar o papel e lugar de Dali na arte do século XX.
 




A exposição arranca com algumas das primeiras obras ,em que predominam os elementos que marcam a sua infância , família , lugar onde vivia e alguns auto-retratos . 

 
Retrato de mi padre, 1925. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Muchacha en la ventana, 1925. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Port Alguer, 1923. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Autorretrato con cuello rafaelesco, 1920-1921. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
 
Autorretrato, 1921. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
 
Na residência de estudantes em Madrid, onde chega no final de 1922 ,conhece entre outros , Garcia Lorca e Luís Buñel e adere em certa medida ao cubismo ,fauvismo e outros "ismos" do principio do seculo XX.
 
 Pierrot tocant la guitarra (Pierrot tocando la guitarra), 1925. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 Autorretrato cubista, 1923. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 Retrato de Luis Buñuel, 1924. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
O período surrealista constitui o núcleo central da mostra a que corresponde o método de criação desenvolvido por Dali e que o próprio designou por "paranoico-critico" que ,segundo o próprio , corresponde à "transformação e subversão da realidade" . São de Dali as seguintes palavras :"Na verdade não sou mais do que um autómata que regista sem julgar e o mais exatamente possível o que me dita o meu subconsciente , sonhos ,visões (...) do mundo obscuro e sensacional descoberto por Freud (..)" 
 

 
 The Persistence of Memory (La persistencia de la memoria), 1931. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 

 Visage du Grand Masturbateur. El gran masturbador, 1929. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 

 Les premiers jours du printemps (Los primeros días de la primavera), 1929. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 

 Ossification matinale du cypres, 1934. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 Angelus arquitectónico de Millet, 1933. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
 Fantasies Diurnes (Fantasías diurnas), 1932. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013


White Aphrodisiac Telephone, 1938. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
Fugindo da guerra civil espanhola, Dali e a mulher ,Gala , fixaram-se em França , viajando por vezes aos Estados Unidos e Itália . Dali traduz para a tela o horror e a morte provocados  pelo  conflito .


 



 Construcción blanda con judías hervidas (Premonición de la guerra civil), 1936. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
   
 España, 1936-1938. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 


El rostro de la guerra, 1940. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 Canibalismo de otoño, hacia 1936. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 The enigma of Hitler (El enigma de Hitler), 1939. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Dali e Gala exilam-se nos Estados Unidos com o inicio da 2ª Guerra Mundial  começando por meados da década de 1940 a  fase mística de Dali , caracterizada pelo tratamento de temas religiosos e respetivo relacionamento com os avanços científicos da época .


 
La tentación de San Antonio, 1946. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 
Niño geopolítico contemplando el nacimiento del hombre nuevo, 1943. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 
Proyecto para Romeo y Julieta, 1942. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 
Idilio atómico y uránico melancólico, 1945. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Un segundo antes del despertar de un sueño provocado por el vuelo de una abeja alrededor de una granada, 1944. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Asunción corpuscularia lapislazulina, 1952. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013


 
 
La máxima velocidad de la Madonna de Rafael, 1954. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 

 
L ascension de Christ - Piétá, 1958. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
A partir dos anos sessenta e até final da sua carreira os interesses de Dali continuam expandindo-se a par do seu papel de agitador de massas através de "performances " com grande impacto nos media e  no grande publico . Na pintura , Dali, não só reinterpreta os grandes mestres  clássicos  como a si mesmo . 
 
 
Estudio para el torero alucinógeno 1968-1970. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  
 
Portrait de mon frere mort, 1963. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
  

 

El Cristo de Gala, 1978. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013  
 
El caballo alegre, 1980. © Salvador Dalí. Fundació Gala - Salvador Dalí, VEGAP, Madrid, 2013
 
 
Dali considerava-se a si mesmo como um artista eminentemente teatral ,tendo inclusive  feito algumas  incursões  cinematográficas pela mão de Luís Buñel , Hitchcock e Walt Disney , desenhado cenários para bailado e teatro e até , devido ao reconhecimento da sua figura junto do grande publico ,a conceber e participar em anúncios publicitários .
 
Anuncio de uma marca de chocolate
 
  
cinema de animação de autoria de Dali produzido pela Disney
  
 
Fontes : Internet , revista "descubrir el Art"-folheto da exposição M.N,C.A Rainha Sofia 2013 
 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla