WILLIAM CONGDON



William Congdon (1912-1998) nasceu em Rhode Island, EUA, e estudou na Academia de Belas Artes da Pensilvânia.

Começou a pintar enquanto estudava literatura inglesa e espanhola na Universidade de Yale. Viajou intensamente  pela Europa na década de 1930, antes de retornar aos EUA em 1937 .Após o serviço militar  como motorista de ambulância em  África e na Itália,  retornou a Nova York, onde começou a pintar paisagens semi-abstratas e cenas urbanas. 




Em 1950,  retornou à Itália,  e pintou intensivamente em Veneza e Roma. Essas obras foram fundamentais para estabelecer sua reputação. No final da década de 1950, estabeleceu-se  na Itália e  converteu-se  ao catolicismo. Viveu em Assis nos anos 1960 e 1970, pintando séries de imagens de Veneza . 





A partir de 1979 viveu num mosteiro em Gudo Gambaredo, perto de Milão. A doença e a velhice prejudicaram a sua produção artística nos últimos anos, embora ele estivesse entusiasticamente envolvido na criação da "Fundação para Melhorar a Compreensão das Artes". Congdon  construiu a sua pintura a partir de espessas camadas de tinta . Viajante compulsivo, os temas  são  muito diversificados  havendo uma componente espiritual muito  persistente na sua obra .

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla