Quando a dor e a doença são motivos de arte II

 



"Christina's World" é uma obra  de 1948 do pintor norte americano Andrew Wyeth,(Chadds Ford, Pensilvânia,  1917 - Chadds Ford,  2009) e é uma das pinturas americanas mais conhecidas do século XX. Está exposta no MOMA -Museu de Arte Moderna -Nova Iorque 

Mostra uma mulher, Anna Christina Olson, rastejando através de um campo sem árvores, olhando para uma casa cinzenta , um celeiro e vários outros edifícios no horizonte.

Anna Christina Olson (Maio de 1893 - Janeiro de 1968), sofria de uma neuropatia genética, sendo que para se deslocar tinha que  rastejar o que constituía   a maneira como ela se movia naturalmente. Wyeth foi inspirado para criar a pintura quando a viu rastejando por um campo enquanto a observava de uma janela da casa. Andrew Wyeth tinha uma casa de verão na área e era amigo dos Olsons.

Justificando porque escolheu pintar Olson, Wyeth uma vez declarou que queria “fazer justiça à conquista extraordinária de uma vida que a maioria das pessoas consideraria sem esperança. Se de alguma forma eu fui capaz de pintar para fazer o observador sentir que seu mundo pode ser limitado fisicamente, mas de forma alguma espiritualmente, então eu consegui o que me propus fazer. ”

PORMENORES 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla