Veneza por diversos artistas
Canaletto (Giovanni Antonio Canal), Piazza San Marco, final da década de 1720, Metropolitan Museum of Art, Nova York, NY, EUA
Canaletto coloca-nos bem no centro de Veneza, retratando um dos monumentos mais famosos da cidade, a Basílica de São Marcos, juntamente com a praça em frente Os edifícios ao redor da praça ainda hoje são os mesmos .
J.M.W. Turner, Veneza Do Pórtico de Madonna della Salute, 1835, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, NY, EUA
William Turner mostra o canal mais largo de Veneza, o Grande Canal,. A enorme igreja branca é uma oferenda a Nossa Senhora da Boa Saúde, pela República de Veneza, por salvar a cidade da peste negra em 1630. Até hoje, é um dos monumentos mais importantes da cidade.
Claude Monet ficou hipnotizado pela natureza única de Veneza, uma cidade que parece flutuar na água. Aqui, ele oferece uma vista semelhante ao Grande Canal de Turner com a igreja Santa Maria. No entanto, a abordagem é diferente. Monet está mais interessado no reflexo na água e no jogo da luz do que no monumento real.
Paul Signac foi um dos principais pintores do pontilhismo, um estilo neoimpressionista inspirado nas teorias do químico francês Michel Eugène Chevreul. De acordo com a teoria, pontos de cores diferentes colocados lado a lado, quando vistos à distância, se misturam no olho para criar uma nova cor.
Comentários
Enviar um comentário