Veneza por diversos artistas

 

Canaletto (Giovanni Antonio Canal), Piazza San Marco, final da década de 1720, Metropolitan Museum of Art, Nova York, NY, EUA

Canaletto  coloca-nos  bem no centro de Veneza, retratando um dos monumentos mais famosos da cidade, a Basílica de São Marcos, juntamente com a praça em frente Os edifícios ao redor da praça ainda hoje são os mesmos .



J.M.W. TurnerVeneza Do Pórtico de Madonna della Salute, 1835, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, NY, EUA


William Turner mostra o canal mais largo de Veneza, o Grande Canal,. A enorme igreja branca é uma oferenda a Nossa Senhora da Boa Saúde, pela República de Veneza, por salvar a cidade da peste negra em 1630. Até hoje, é um dos monumentos mais importantes da cidade.




Claude MonetGrande Canal, 1908, Museu de Belas Artes, Boston, MA, EUA


Claude Monet ficou hipnotizado pela natureza única de Veneza, uma cidade que parece flutuar na água. Aqui, ele oferece uma vista semelhante ao Grande Canal de Turner com a igreja Santa Maria. No entanto, a abordagem é diferente. Monet está mais interessado no reflexo na água e no jogo da luz do que no monumento real.

Como fez com a série dos famosos palheiros, Monet criou 37 pinturas desta vista em diferentes momentos do dia e com condições climáticas variadas. 



Paul Signac, Entrada para o Grande Canal, 1905, Museu de Artes de Toledo, Toledo, EUA.


Paul Signac foi um dos principais pintores do pontilhismo, um estilo neoimpressionista inspirado nas teorias do químico francês Michel Eugène Chevreul. De acordo com a teoria, pontos de cores diferentes colocados lado a lado, quando vistos à distância, se misturam no olho para criar uma nova cor.



John Singer SargentUma Rua em Veneza, 1882, National Gallery of Art, Washington, D.C., EUA. 


John Singer Sargent, passou a maior parte de sua vida na Europa. Ele viajou para Veneza, como muitos artistas fizeram na época, mas em vez de pintar os monumentos da cidade,  esteve mais interessado na cidade por trás do Grande Canal 

A "Street in Venice" concentra-se nas pessoas comuns que habitam a cidade. Uma jovem anda pelas ruas segurando seu xaile. À direita, vemos dois homens observando-a nas sombras enquanto ela passa. A mulher parece desconfortável, talvez ela os tenha notado, ou talvez eles tenham feito sua presença conhecida assobiando ou gritando .

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