Charles Sheeler


 Portrait of Artist Charles Sheeler Photographic Print

Fotógrafo e pintor norte-americano, Charles Sheeler nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, em 1883.

Estudou na Escola de Arte Industrial e na Academia das Artes de Filadélfia e cedo começou a dedicar-se à pintura. Em 1908, durante uma viagem a Paris, contacta pela primeira vez com os trabalhos de artistas como Picasso, Matisse e Cézane. Ao regressar aos EUA, e para poder continuar a pintar, decide dedicar-se à fotografia de arquitetura.

Durante a década de 20, integra a um grupo de artistas defensores de um estilo de pintura onde se combinava o realismo com o abstracionismo (Precisionism). Os trabalhos de Sheeler centravam-se essencialmente nos temas industriais e, ao longo do tempo, foi-se tornando num notável fotógrafo, de máquinas. Nas suas pinturas procurava alcançar a qualidade da fotografia e mesmo quando pintava num estilo mais abstrato continuava a preocupar-se em alcançar a perfeição e exatidão.

in  http://www.infopedia.







American Landscape (1930) é a pintura que melhor exprime a sua visão sobre a grande indústria. Sem qualquer elemento natural, apresenta um céu manchado pelo fumo libertado por uma chaminé fabril e um canal sem vestígios de vida. Tudo o que se vislumbra neste trabalho é resultado da intervenção humana.



Suspended Power








Classic Landscape


Conversation, Sky & Earth





 Figure




Ballardvale by Charles Sheeler shows the Armory effect


Stacks in Celebration































Charles Sheeler morreu em 1965

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grito de Edvard Munch

Veneza , uma musa intemporal

Visão da Espanha-A série monumental de Joaquín Sorolla