"Sobre a Velhice "- Cicero . SUBLINHADOS
Marco Túlio Cícero foi um filósofo romano autor de um extenso material escrito há mais de 2.000 anos, caprichosamente preservado pelo destino.
"São dois os factos da vida sobre os quais o homem durante mais tempo , desde que começa a pensar por sim mesmo e antes de o experimentar , possui uma noção puramente abstrata : a velhice e sua própria morte . (..... ) entre os sessenta e os sessenta e cinco anos é a linha de demarcação da velhice que se aplica à fauna humana tanto na Antiguidade Clássica quanto nos nossos dias, e que tem como fundamento um critério meramente biológico. (......) foi muitíssimo menor a percentagem de homens nascidos na Antiguidade que chegaram a velhos comparada com a que resulta dos números atuais de idosos . (....) velhice e velhos de que sobretudo se ocupam os autores da Antiguidade clássica reportam-se a seres que gozavam de uma sanidade fisico-mental e de um estatuto económico a todos os títulos invejáveis e que constituíam uma porção não despicienda do total dos membros da faixa etária a que pertenciam , e isto pela singela razão de que não seria por então demasiado crescido o número de cidadãos que lograria chegar a ela . "
A cada um , as forças que lhe são próprias , mas obrando , quando convém , segundo as suas forças .(.....) na velhice sobressai , não sei como , o sonoro da voz.
E que coisa mais doce do que uma velhice a que acode , para aprender , a mocidade estudiosa ?
Não tem a velhice forças ? E também não se pedem á velhice . As leis e institutos dispensam os velhos de tudo o que requer forças , de sorte que não só se nos não pede mais do que podemos , mas nem ainda quanto podemos
Tenha-se cuidado <com> conservar a saúde ; faça-se moderado exercício ; trate-se , na comida e bebida , de refazer , não de oprimir as forças . E não se auxilie só o corpo , mas o entendimento também ; e este muito mais , porque se apaga com a velhice , como se apaga a luz se lhe não aplicam óleo .
Assim como a petulância e luxuria mais são dos mancebos que dos velhos , e , contudo , não são de todos os mancebos , mas dos de índole menos boa , assim essa estultícia senil , a que chamam tresvario , é dos velhos levianos , não de todos.
Ápio , cego e velho , regia quatro robustos filhos , cinco filhas , tamanha casa , tantas clientelas . Mas tinha o ânimo sempre puxado , como o arco em postura de fazer tiro , e , nunca o deixava afrouxar ou sucumbir à velhice . mantinha sobre todos os seus não direi só autoridade , direi império ; e por este modo , temido dos servos , reverenciado dos filhos , benquisto de todos , conservava na sua casa os costumes dos maiores , a disciplina do bom tempo antigo.
Assim como aprovo o mancebo em que vejo um pouco de senil , assim aprovo o velho em que resta alguma coisa de mancebo : dada esta mistura o corpo poderá vir a caducar , o ânimo nunca
Quem em trabalhos e estudos se ocupa sempre não dá noticia da velhice , que vem a passos subtis e contados , e a vida , envelhecendo assim pouco a pouco e insensivelmente , não acaba com fracasso improviso , extingue-se pela larga duração.
O dom mais precioso que a natureza , ou que Deus , fez ao homem foi o do entendimento ; não há , porém , contra este divino dom e presente mais denodado inimigo que a deleitação dos sentidos .
Assim são os deleites ; a adolescência logra-os mais de perto, a velhice logra também , mas de mais longe e, todavia , quanto basta.
(....) a velhice a que dou louvor é a que assenta em fundamento lançado noutras idades : porque sem ele , miserável é a velhice , como eu disse em outro tempo com grande aceitação de todos , que se vê obrigada a provar que se lhe deve respeito. Não são as cãs e as rugas que apanham de súbito autoridade : esta é o fruto da honesta vida anterior , que vem a se lograr na velhice.
São ,porém , os velhos difíceis de contentar , receosos de tudo , iracundos , menos tratáveis e até direi avaros. Estes vícios não são da velhice , são dos costumes : e se não tem toda , tem alguma desculpa . Supõem que os reputam em pouco , que os desprezam , que os escarnecem: além de que em corpo frágil , todo o impulso mais rude faz impressão mais desagradável. Porém a verdade é que estes defeitos não tocam a todos os velhos , porque alguns os emendam e mitigam por bons hábitos e modos .(......)
Que maior disparate [ tanta avareza ] quanto menos resta de caminho?
Tudo o que tem fim não me parece diuturno.
(.......)As horas , os dias , os meses , os anos desaparecem ; o que passou já não volta , o que está por vir não se sabe. Contente-se cada um com o tempo de vida que lhe é dado.
Tudo o que é segundo a natureza é bom : e que coisa mais conforme a natureza de que morrerem os velhos ?
As mais idades têm um termo certo , a velhice não.
È certo o morrer , é incerto se neste mesmo dia; e como pode ter ânimo quieto quem teme a morte iminente a todas as horas ?
Que descansos tema vida ? ou antes , que fadigas não tem ? (.....) .
Não quero eu fazer lamentos da vida : se bem que muitos e doutos e por muitas vezes os têm feito . Não me pesa de ter vivido, porque vivi de modo que reputo que não nasci debalde ; porém largo a vida não como quem deixa o domicilio próprio , mas como a quem deixa um mero hospício. A natureza não nos deus na terra morada fixa , deu-nos só um albergue de passagem.
E sempre a morte , ainda que na verdade não sejamos imortais , é a seu tempo de desejar ao homem , porque a natureza marcou á vida humana , como a tudo , limites , e a velhice é o ultimo ato deste drama , cuja continuação além do termo natural traria não só saciedade , mas mui cansada fadiga .
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